O QUE É ENERGIA SOLAR

O sol é um imenso gerador de energia. Essa energia é responsável pela ciclo da vida na Terra. O desenvolvimento tecnológico na história do mundo sempre esteve atrelado à fontes de energia. Nos últimos anos vivenciamos uma consumo desenfreado de energia, pois o mundo está cada vez mais mecanizado e com tantos novos facilitadores de bem estar, gerando cada vez mais uma demanda por energia que cresce de forma geométrica. Só que toda a fonte de energia, gera um passivo ambiental e neste ritmo nós vamos sufocar o nosso planeta e consequentemente toda a vida.

As fontes fósseis (mais poluentes) são o carvão e o petróleo, A energia atômica é extremamente perigosa e as hidroelétricas, além de gerarem desequilíbrios ambientais, podem sofrer com as estiagens prolongadas. No Brasil mais de 70% da energia é hídrica. Então as novas fontes de energia limpa e renovável (Eólica e Solar)., vem ganhando espaço e atenção dos governos e da opinião pública.

COMO FUNCIONA

A energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, com o uso de painéis de captação e equipamentos de conversão da energia de corrente contínua em corrente alternada. As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

25 anos é a expectativa de uso. Estima-se que a redução da conta de luz em 5 anos já vai equilibrar o investimento. Assim o consumidor terá mais os menos mais 20 anos de energia com custo zero. Portanto, excelente negócio de Longo Prazo.

BENEFÍCIOS DE USAR

Se você pensa em sustentabilidade ambiental e social, usar a energia solar é uma excelente opção, pois:

  1. A Energia Solar é limpa.
  2. Não causa danos à natureza.
  3. Você pode montar um sistema de captação de acordo com suas necessidades de consumo.
  4. Você tem autonomia e passa a ter menor dependência do sistema público de fornecimento de energia.
  5. Pense na precaução contra aumentos exagerados, que certamente virão com a escassez do sistema hidráulico. 
  6. As perspectivas futuras do sistema atual são preocupantes, pois a produção de energia hidráulica, pode ser muito afetada por questões climáticas, a termoelétrica é muito poluente e a nuclear é de alto risco.
  7. Nos últimos 10 anos, o preço da energia elétrica no Brasil subiu mais de 100% acima da inflação E só nos últimos dois anos esse aumento foi de mais de 50% em relação à inflação.
  8. Nem a chamada “MP do Setor Elétrico”, assinada pela presidente Dilma Rousseff em 2012 e que causou uma diminuição média de 20% na tarifa, alivia a situação. A previsão é justamente a contrária, de acordo com auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU): essa medida gerou uma dívida de R$ 61 bilhões que terá que ser paga pelos consumidores. Ou seja, novos reajustes irão acontecer e essa conta virá.

COMO CONECTAR NA REDE PÚBLICA

O consumidor faz um requerimento à concessionária. O prazo para homologação é de até 34 dias. A concessionária deve trocar o medidor e as despesas são do consumidor. O novo relógio, então vai medir a energia consumida e a energia gerada.

© 2018 Gaio Energias Renováveis - Todos os direitos reservados
CONTATO / SAC